Aeronáutica Concursos
Classificados do Vale
Portal Web Autos
Propagandas & WebSites
Home
Baladas e Agitos
Anunciantes Portal Vale
Portal Cidades e Comércio
Divulgue no PORTAL VALE, o maior conteúdo do Vale do Paraíba
- SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SP -
São Sebastião
RESERVA ECOLÓGICA "AUGUSTO RUSCHI"
Foi adquirida pelo município aos poucos, entre os anos de 1902 e 1932 para preservação do manancial que abastecia o município. Foi transformada em Reserva Florestal Boa Vista pela Lei n° 2163 no ano de 1979. No dia 13/09/1982 o Decreto n° 87561 criaa A.P.A., Área de Proteção Ambiental da bacia do Rio Paraíba do Sul englobando toda a reserva. Em 1986 o Decreto n° 5573/86 muda a denominação da Área para Reserva Ecológica "Augusto Ruschi" em homenagem ao biólogo que dedicou sua vida ao estudo da natureza especialmente aos
beija-flores. Sua Área é de 2.457.436,75 m² ou 102 alqueires de mata primária com altitude de 700 a 900 metros. Situada na antiga fazenda Boa Vista, a Reserva Ecológica Augusto Ruschi apresenta a mesma diversidade biológica encontrada em matas do sul e sudeste do país. Sua Vegetação é característica de mata atlântica e mata de altitude. A fauna nativa da região que foi praticamente eliminada em consequência do desmatamento encontra abrigo tranquilo na Reserva. São encontrados exemplares de macacos, jaguatiricas, cachorrros do mato, pacas, cutias, capivaras, lontras, tatus, preguiças entre outros.
Há também uma enorme diversidade de aves como garças, marrecos, saracuras, jacus, gaviões, corujas, sabiás, sanhaços, beija-flores etc. Todo esse privilégio faz da Reserva Ecológica "Augusto Ruschi" um centro de pesquisas em trabalho de campo para alunos e pesquisadores na Área ambiental. Os visitantes recebem aulas de educação ambiental e informações sobre a Reserva e sua importância.
A produção de mudas está destinada a espécies nativas, cuja finalidade é recomposição de mata ciliar dos córregos e rios do município, desenvolvida em convênio com a Fundação Florestal. A Reserva possui também viveiros e mudas para ornamentação de praças e logradouros públicos, além de trilhas, riachos, lago, jardins, play-ground e quiosques. Localiza-se a aproximadamente 17 km do centro da cidade, nos contrafortes da Serra da Mantiqueira, do lado esquerdo da Rodovia SP 50 antiga, estrada para Campos do Jordão, no bairro do Costinha.
A Reserva encontra-se aberta a visitação de segunda à sexta, para escolas com acompanhamento de monitores e outras instituições no horário das 07h30 às 11h00 e 12h30 às 16h30. As visitas deverão ser agendadas pelo telefone (012) 3945-9515 na Secretaria de Serviços Municipais/SSM, Prefeitura Municipal, com antecedência de 5 dias.

Publicidade -Divulgue em nosso site....

Publicidade
© 2006-2010 Portal Vale - O melhor conteúdo do Vale do Paraíba. Todos os direitos Reservados