Home
Portal Cidades e Comércio
Portal Web Autos
Anunciantes Portal Vale
Aeronáutica Concursos
Baladas e Agitos
Propagandas & WebSites
Classificados do Vale
Divulgue no PORTAL VALE, o maior conteúdo do Vale do Paraíba
- ILHABELA / SP -
Praque Estadual
PARQUE ESTADUAL
Foi criado em 20 de janeiro de 1977 pelo decreto 9414. O Parque abrange cerca de 86% da Área da Ilha de São Sebastião. Em 06/05/85, visando conservar e proteger bens culturais e ambientais de interesse da coletividade, foi assinada a Resolução nº 40 através da qual ocorreu o tombamento de todas as ilhas do município de Ilhabela.
Observar atentamente a natureza numa ilha oceânica é entender um pouco a evolução da vida sobre a Terra. Praias
exuberantes. Cristas e picos de montanhas com mais de 1300 metros de altitude cobertos de floresta. Milhares de córregos e riachos que se lançam pelas encostas em mais de 250 cachoeiras de todos os tamanhos. Rios que serpenteiam a planície litorânea formando manguezais em busca do mar. Ilhas, grandes e pequenas, ilhotas e lajes que abrigam uma rica e diversificada flora e fauna. Todos esses cenários podem ser desfrutados no Parque Estadual de Ilhabela.
Os 27.025 hectares do Parque englobam 85% do município de Ilhabela, a Ilha de São Sebastião (sede do município), as ilhas de Búzios, da Vitória entre outras que compõem o arquipélago que integram a rede de Unidades de Conservação administrada pela Secretaria do Meio Ambiente através do Instituto Florestal.

• Uma trilha de cachoeiras

Antigos caminhos usados pelos caiçaras levam a todos os cantos da Ilha
Na Área do Parque está implantada a Trilha da Água Branca, com 2.145 metros de extenSão. A Estrada dos Castelhanos é a referência desta trilha de dificuldade média. Como atrativos, o visitante observa a riqueza da Vegetação da Mata Atlântica como a figueira, pau-jacré, guapuruvu, manacá-da-serra, e quaresmeira. Um pouco de sorte e inúmeras espécies de pássaros, como o tangará, o trinca-ferro, a araponga e o pica-pau podem ser observados, como também o caxinguelê, uma espécie de esquilo que se alimenta de sementes.

Mas as cachoeiras e as piscinas naturais de águas cristalinas São o grande espetáculo e um convite irresistível ao visitante. O poço da Pedra é a primeira delas, que fica a pouco mais de 100 metros do início da trilha. A 500 metros fica o Poço da Escada e, na sequência, a ducha e o tobogã. O poço do Jabuti é a última das piscinas a 1400 metros do começo da caminhada.

• Visitas

A trilha da Água Branca é sinalizada em toda a sua extenSão. Para grupos organizados, o Parque pode colocar monitores mediante agendamento prévio. As visitas devem ser marcadas pelo fone (12) 472-2660.
O horário de visitação é das 9:00 às 16:30 horas.

O endereço da sede administrativa do Parque é Rua do Morro da Cruz, 608 - Bairro do Itaguaçú - CEP 11630-000

• Comunidades Caiçaras Isoladas do Parque
O Parque Estadual de Ilhabela foi criado em 1977 e abrange grande parte da ilha de São Sebastião e integralmente as demais ilhas. As Áreas sob preservação permanecem, atingem cerca de 85% do arquipélago. Desde a década de 30, Ilhabela permaneceu esquecida e estagnada, e a criação do parque foi o toque complementar para a recuperação de extensas Áreas degradadas pelas lavouras de cana e café.

Estes fatores permitiram que a fauna e flora do arquipélago voltassem a atingir um alto grau de regeneração. Hoje ainda São muitos os macacos-pregos, capivaras, lontras, jaguatiricas, tucanos, papagaios, macucos, etc. Tudo em meio a cerca de quatrocentas cachoeiras, que formam cenários indescritíveis dentro da mata.

Um parque não deve permanecer intocável. Por isto deve ser executado no próximo ano o plano de manejo que irá permitir o seu uso. O manejo prevê que determinadas Áreas deverão permanecer intocadas, porém possibilita a abertura de locais para turismo, pesquisa científica e educação ambiental.

Vivendo dentro destas Áreas de preservação permanente estão as 22 comunidades caiçaras isoladas, que vivem da pesca e agricultura de subsistência.

Nestas comunidades não existe eletricidade, telefone, cartão de ponto, ruas, bares, TV, médico, banheiro, farmácia, aluguel, automóveis, etc. Nem miséria. O linguajar e o modo de vida destes caiçaras São únicos. Para se ter uma idéia, o café preto é acompanhado por abacate e coberto por farinha de mandioca. Em muitas das comunidades é comum o casamento entre parentes.

O mais marcante em relação a estas comunidades tradicionais diz respeito a sua cultura. Dentro desta cultura há uma infinidade de facetas muito interessantes, que diferem o homem de “trás da ilha” do homem urbano. Uma das principais é o fato de que não existe a preocupação em acumular riquezas, pois as comunidades isoladas não São uma sociedade de consumo.

Publicidade -Divulgue em nosso site....

Publicidade
© 2006-2010 Portal Vale - O melhor conteúdo do Vale do Paraíba. Todos os direitos Reservados