Anunciantes Portal Vale
Portal Cidades e Comércio
Baladas e Agitos
Portal Web Autos
Propagandas & WebSites
Aeronáutica Concursos
Home
Classificados do Vale
Divulgue no PORTAL VALE, o maior conteúdo do Vale do Paraíba
- ILHABELA / SP - A CAPITAL DA VELA
Trilha do Pico Baepi
PICO BAEPI
Exige bom preparo físico para suportar a caminhada de três horas até o topo, com um guia. Faz parte de um dos cinco espigões do maciço da Serraria ao norte. O pico com rochas eruptivas pode ser alcançado a partir do condomínio do Engenho D'agua. (Guias estão disponíveis no Hotel Itapemar)
É um dos pontos mais altos de toda Ilhabela, o Pico do Baepi, com 1.050 m de altitude. São cerca de 2h de caminhada, e mais 1h engatinhando num terreno íngreme pontilhado por pedras, raízes e arbustos. O esforço é grande, mas altamente
recompensador.A vista do canal é simplesmente de tirar a respiração.
É possível deparar-se com animais mamíferos como: Jaguatiricas, (pacas, capivaras, ambos em extinção), caxinguelê (esquilo), aves como: Macuco e jacutinga (aves em extinção), tucanos, aracari-banana.
O pico tem 2 atrativos: A pedra do sul e pedra do norte. A vegetação ao redor do pico é composta por árvores de folhas coriáceas (grossas).
A medida em que chegamos ao centro da mata, podemos observar uma vegetação de estratificação com árvores de 25 à 30 metros.
Epífitas como Bromélias e orquídeas embelezam a trilha dando um brilho especial para a natureza e nos mostram uma mata rica na reserva da biosfera.
- ILHABELA / SP - A CAPITAL DA VELA
Trilha da Água Branca
TRILHA DA ÁGUA BRANCA
Com acesso pela estrada de Castelhanos, na altura do km 6,5, é a única com infra estrutura implantada pelo Parque Estadual de Ilhabela. Ao longo de seu trajeto, a polícia florestal instalou lixeiras, identificaçòes das árvores e pontos de descanso. Fácil de ser percorrida, tem como atrações as quedas d'água: Queda da Escada, Cachoeira da Ducha e outras todas com piscinas naturais para um bom banho. Ela começa ao lado da guarita do Parque estadual, construído com
recursos do banco alemão KFW, que até o final de 1999 forneceu verbas para a preservação do Parque, através da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Nesse quiosque há banheiros, chuveiros, água potável e a guarita dos vigias do parque. É imposível se perder por ali: há várias placas indicando cada uma das quedas e poços, além de placas com os nomes das principais espécies de árvores e plantas da Mata Atlântica encontradas nesse roteiro. Com cerca de 2.500 m de extensão sob a Mata Atântica fechada, que se abre repeninamente revelando as cachoeiras, é uma trilha de baixo grau de dificuldade, com escadas e corrimãos nos maiores desníveis. A Trilha da Água Branca é uma espécie de vitrine do Parque Estadual. Ela foi toda preparada para permitir que os visitantes desfrutem de suas atrações sozinhos.
Uma série de cachoiras e poços pontuam os 2.500 m da trilha da Água Branca, uma espécie de vitrine do Parque Estadual de Ilhabela, totalmente preparada para que os visitantes possam se divertir sozinhos, sem sustos, e com toda a informação necessária sobre a Mata Atlântica.
A pouco mais de 200 m do início da caminhada, o Poço da Pedra recebe os visitantes anunciando as outras surpresas que a trilha promete.
Além desse, ainda há mais 2 poços grandes, como o da Escada, e uma série de outros menores, para um refresco durante sua caminhada.
- ILHABELA / SP - A CAPITAL DA VELA
Praia do Jabaquara
TRILHA DA CACHOEIRA DO GATO
Quem chegou a Castelhanos e deseja aprofundar ainda mais o contato com a natureza, deve mergulhar na Mata Atlântica e encarar os 25 minutos de caminhada até a cachoeira do Gato. Ficar sob a maior cachoeira da Ilha, que despenca de um paredão rochoso de 80 m de altura, é uma experiência inesquecível.
O percurso começa no canto esquerdo da praia de Castelhanos. A mata é bem fechada, e a trilha, de pequena inclinação. Aos poucos a inclinação vai se acentuando, e a
mata fica cada vez mais úmida, cada vez mais cerrada. Não se vê céu aberto até chegar às pedras por onde passa a queda d'água, 25 minutos depois de começar a caminhada.
- ILHABELA / SP - A CAPITAL DA VELA
Trilha para a Praia do Bonete
TRILHA PARA A PRAIA DO BONETE
Na trilha que liga a Ponta da Sepituba à praia do Bonete ficam duas das principais cachoeiras da Ilha, a Lage e o Areado. Essa trilha já foi uma estrada, projetada para ligar o Bonete à Sepituba, a 15 Km distância. Construída apressadamente no início dos anos 80, sem um projeto adequado à topologia acidentada, à vegetação e ao clima chuvoso da região, a estrada foi devorada pela Mata Atlântica e a erosão. A força da natureza transformou o erro humano numa trilha bem interessante. Ela permite apreciar o diálogo
entre a explosão de vida na serra, coberta pela floresta, e a presença constante do mar. Hoje, restou da estrada um largo caminho entre as árvores, com uma pequena picada ao centro, onde a vegetação rasteira não cresce devido ao vai e vem dos habitantes do Bonete e dos visitantes das duas cachoeiras. Mas não pense por isso que a trilha é mais fácil. Em alguns trechos de ladeiras mais fortes, em que a antiga estrada foi construída sobre aterramentos malfeitos, a chuva levou embora a terra e o cascalho despejados pelos tratores, deixando cicatrizes de erosão profundas. Isso dificulta bastante a caminhada. Bicicleta, aqui, só nas costas. Outros trechos da trilha complicam particularmente quando chove, o que não é raro aqui, transformando o piso num verdadeiro "sabão": é quase imposível evitar escorregões. Essas são algumas das dificuldade e encantos da trilha para quem pretende passear aqui sua mountain bike.
A caminhada começa no ponto onde a estrada acaba, um pouco antes da ponta da Sepituba. Lá é possível estacionar o carro sem maiores problemas.
Uns 15 minutos depois de começar a caminhada, há uma subida íngreme. Chegando ao alto, olha para trás: você terá uma bela vista da Ponta da Sepituba.
Cerca de 40 minutos depois de começar a caminhada, a trilha cruza o Ribeirão da Lage. Aqui é inevitável molhar os pés, e é preciso ter cuidado para não escorregar nas pedras. Passando o rio, tome a picada à direita para chegar à queda principal da cachoeira da Lage. Depois, continue pela trilha em direção ao Areado.
Pouco mais de uma hora depois de sair da Lage, e somando quase duas horas de caminhada ininterrrupta a partir da Ponta da Sepituba, a trilha corta o Rio do Areado. Aqui é preciso entrar à esquerda e ir escalando as pedras para chegar à cachoeira do Areado. Para chegar à praia do Bonete, é preciso caminhar mais uma hora. No total, da Sepituba ao Bonete, essa trilha toma entre 3h a 3h30.
- ILHABELA / SP - A CAPITAL DA VELA
Trilha do Estevão
TRILHA DO ESTEVÃO
Sai da metade da estrada de Castelhanos e leva até a comunidade tradicional do Bonete. É muito usada por caiçaras da região, mas não é aconselhável a caminhada no meio da mata sem alguém experiente.
- ILHABELA / SP - A CAPITAL DA VELA
Praia Castelhanos
TRILHA DAS PRAIAS MANSA, VERMELHA E FIGUEIRA
Pegando uma trilha que sai do canto direito de Castelhanos pode-se chegar até estas três praias. São 30 minutos até a praia Mansa, onde vale uma pequena parada. Seguindo pela mata, por mais 45 minutos atinge-se a praia Vermelha e mais cerca de duas horas fica a praia da Figueira. As trilhas são de nível médio, pois exigem muita resistência física e é necessário um guia para não se perder. Todos os destinos possuem atrativos diferenciados e um clima de mistério, onde habitam a fauna e flora da Mata Atlântica e
comunidades de pescadores.
- ILHABELA / SP - A CAPITAL DA VELA
Ilhabela
TRILHA DO PICO DE SÃO SEBASTIÃO
Localizada ao sul da ilha esta trilha conduz ao ponto mais alto do arquipélago, atingindo 1.379 metros. Várias trilhas de caçadores tornam o caminho muito difícil. Apenas guias experientes percorrem esta parte da ilha
- ILHABELA / SP - A CAPITAL DA VELA
Cachoeira dos Três Tombos
TRILHA DA CACHOEIRA DOS TRÊS TOMBOS
De fácil acesso, é uma trilha com extensão de menos de 500 metros, que dá acesso a três quedas d'água. A entrada é o portal de um condomínio desativado e fica em frente à entrada principal da Fazendo São Mathias, pouco antes da entrada para a praia da Feiticeira. É possível estacionar o carro e seguir uma pequena trilha até as quedas.
- ILHABELA / SP - A CAPITAL DA VELA
Praia do Viana
COURO DO BOI E FRIAGEM
Localizada ao norte a partir da praia do Viana uma trilha se bifurca conduzindo ás cachoeiras do Couro do Boi e da Friagem. Estas ficam a três horas de caminhada, mas precisam de um guia experiente para serem alcançadas
- ILHABELA / SP - A CAPITAL DA VELA
Trilha Toca de Furnas
TRILHA DA TOCA DAS FURNAS
No bairro do mesmo nome algumas cavernas naturais constituem a Toca das Furnas. É necessário guia para encontrá-las.

- ILHABELA / SP - A CAPITAL DA VELA
Praia do Jabaquara
TRILHA DO POÇO
Fica no final da estrada ao norte da ilha. Após a praia do Jabaquara, seguindo por quatro horas em uma trilha próxima à costeira atinge-se as Praias da Fome e mais para frente a Praia do Poço, onde uma queda d' água forma uma piscina natural


- ILHABELA / SP - A CAPITAL DA VELA
*** SUA VIDA É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS ***
Essa seção foi desenvolvida para dar idéias e sugestões de lugares onde passear fazendo caminhadas. Utilize este roteiro como fonte de inspiração mas não como única fonte de informação. O PORTAL VALE não se responsabiliza por alterações na trilha ocorridas depois da publicação deste roteiro e a exatidão dos pontos de referência era a melhor possível por ocasião da publicação, mas não implica em responsabilidade de nossa parte quanto a exatidão.
INFORME-SE ANTES DE ENTRAR NA TRILHA, E PROCURE UM GUIA TURÍSTICO.

Publicidade -Divulgue em nosso site....

Publicidade
© 2006-2010 Portal Vale - O melhor conteúdo do Vale do Paraíba. Todos os direitos Reservados